Angola realiza emissão histórica de Eurobonds no mercado internacional


Angola concluiu com sucesso a maior emissão de um novo pacote de títulos de dívida em moeda estrangeira denominado eurobonds, no valor de 1,75 mil milhões dólares, com maturidade de 10 anos e taxa de 8,75%.
A transacção representa o retorno de Angola ao mercado internacional de capitais depois de ficar ausente mais de dois anos.
Apesar da maior volatilidade do mercado, com uma carteira de pedidos atingindo um pico de 4 mil milhões de dólares provenientes de mais de 190 investidores, representando uma taxa de subscrição 2,3 vezes superior à oferta, esta transação comprovou o interesse de angola pela emissão de dívida.
A operação serviu também para um exercício estratégico de Gestão de Passivos, com a recompra em oferta pública de Eurobonds de cupão a curto prazo (Angola 9,5% 2025s) no valor de 636 milhões de dólares.
Durante a transacção realizada na Bolsa de Londres, Angola alcançou uma carteira de pedidos de alta qualidade de gestores de activos de performance, contas de dinheiro real que representa 75% das alocações finais, e volumes de pedidos dos principais investidores superiores aos de outras emissões de títulos de dívida soberana realizadas por países emergentes este ano.
Até a emissão desta operação, Angola devia 8 mil milhões de dólares a investidores internacionais por via de títulos emitidos em moeda estrangeira eurobonds, valor que corresponde a 16% do total da dívida externa governamental, equivalente a 51.041 milhões de dólares no final do terceiro trimestre de 2021, de acordo com as estatísticas externas do Banco Nacional de Angola.

