Angola terá primeira refinaria de petróleo em junho

28/04/2022 10h04
O sector petrolífero angolano registou uma arrecadação no primeiro trimestre deste ano de cerca de 27,87 mil milhões de dólares na venda de petróleo bruto. Os números satisfazem o sector que prevê lançar a primeira refinaria do país em junho deste ano.
Lifua A é o nome da plataforma que está a ser construída em Cabinda no acampamento do Malongo e será lançada no mar dentro de semanas. A obra tem apoio da Chevron por via da sua filial local, a Cabinda Gulf OIL Company Limited (CABGOC). A infra-estrutura está orçada em mais de 50 milhões de dólares americanos.
Os dados sobre as recuperações do sector foram feitos em fevereiro pelo Secretário de Estado angolano do Petróleo e Gás, José Barroso, quando apresentava os resultados do sector petrolífero depois de um 2020 péssimo para a indústria petrolífera angolana.
Os indicadores mostram que Angola arrecadou cerca de 27,87 mil milhões de dólares na exportação de petróleo bruto em 2021, crescendo 51,4%. Neste período, foram exportados 394,22 milhões de barris de petróleo bruto para muitos clientes de Angola espalhados pelo mundo.
Entre os clientes destaca-se o gigante asiático, a China, que comprou 71,51% das exportações e a India com 7% das exportações, como fez saber o Secretário de Estado angolano do Petróleo e Gás.
Este projecto insere-se na reforma do sector petrolífero angolano e criará mais de 250 postos de trabalhos directos em 2023 quando estiver a funcionar na sua plenitude. (António Matamba)