Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

França: Manifestantes entram em confronto com a polícia

Distúrbios em França após eleições
Distúrbios em França após eleições Imagens: Getty Images

Redacção

Publicado às 11h00 08/07/2024 - Actualizado às 11h02 08/07/2024

Paris - No rescaldo da reviravolta nas eleições legislativas antecipadas em França, que dão a vitória à coligação Nova Frente Popular, eclodiram confrontos entre manifestantes e a polícia em vários pontos do país.

Na capital francesa, grupos encapuzados tentaram provocar as autoridades na Praça da República, que responderam com gás lacrimogéneo, segundo o Le Figaro.

Os manifestantes não só incendiaram bicicletas e caixotes do lixo, como lançaram fogo de artifício e projécteis contra a polícia, o que levou à detenção de pelo menos uma pessoa. Tentaram, além disso, invadir estabelecimentos comerciais.

As autoridades, citadas pelo Notícias ao Minuto, estimam que estiveram oito mil pessoas reunidas no local.

Já em Marselha, cerca de cinco mil pessoas saíram à rua, tendo lançado fogo de artifício e bombas de fumo na Praça Jean-Jaures.

Por seu turno, em Lyon, activistas de extrema-direita encapuzados foram vistos a circular pela cidade, sendo seguidos pelas autoridades. Apoiantes da extrema-esquerda também estão na rua, o que levou a confrontos com a polícia, noticiou o mesmo meio.

Em Nantes, pelo menos um polícia sofreu queimaduras de segundo grau nos antebraços, depois de ter sido atingido por um coquetel molotov. Houve, além disso, três detenções.

PUBLICIDADE