Nicolás Maduro vence eleições na Venezuela


Caracas – O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou, na madrugada desta segunda-feira, que o presidente Nicolás Maduro venceu as eleições presidenciais realizadas domingo, 28 de Julho.
O Presidente cessante Nicolas Maduro foi reeleito para um terceiro mandato consecutivo com 51,20% dos votos, anunciou esta segunda-feira o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela.
Maduro obteve 5,15 milhões de votos, à frente do candidato da oposição Edmundo Gonzalez Urrutia, que obteve pouco menos de 4,5 milhões (44,2%), de acordo com os números oficiais anunciados pelo presidente do CNE, Elvis Amoroso. O resultado "é irreversível", declarou.
Os resultados foram anunciados depois de contados 80% dos boletins de voto e 59% dos eleitores terem comparecido às urnas.
Entretanto, os resultados foram contestados pela oposição, que disse ter havido fraude "grosseira" para modificar os números.
Rússia, China, Irão, Nicarágua e Cuba felicitam Nicolás Maduro pela vitória
Apesar de protestos em vários países e pedidos internacionais de transparência nos resultados eleitorais, alguns dos principais apoiantes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o felicitaram pela vitória na eleição presidencial obtida no último domingo – de acordo com o anúncio oficial.
Maduro afirmou na manhã desta segunda-feira que usa sua reeleição é o triunfo da paz e da estabilidade e reiterou sua afirmação na campanha de que o sistema eleitoral da Venezuela é transparente.
O presidente russo, Vladimir Putin, felicitou Maduro por sua reeleição, dizendo que Moscou desfruta de uma parceria estratégica com o Estado sul-americano, e que Maduro sempre foi bem-vindo na Rússia, informou a Reuters.
“As relações russo-venezuelanas têm o caráter de uma parceria estratégica”, disse Putin numa mensagem a Maduro, informou o Kremlin. “Estou confiante de que suas actividades como chefe de Estado continuarão a contribuir para seu desenvolvimento progressivo em todas as direcções.”
A China também parabenizou a Venezuela por realizar com sucesso sua eleição presidencial, bem como Nicolás Maduro por sua reeleição como presidente, informou o jornal China Daily.
“A China e a Venezuela são países amigos e bons parceiros que se apoiam mutuamente”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em conferência de imprensa.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irão, Nasser Kanaani, também felicitou o povo da Venezuela “por suas eleições presidenciais bem-sucedida”.
“Parabenizamos o povo e o governo deste país pela realização bem-sucedida das eleições presidenciais na Venezuela, bem como o presidente eleito do povo venezuelano”.