Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Malásia formaliza pedido de adesão ao bloco internacional BRICS

Malásia formaliza pedido de adesão ao bloco internacional BRICS
Malásia formaliza pedido de adesão ao bloco internacional BRICS Imagens: DR

Redacção

Publicado às 14h43 31/07/2024

Kuala Lumpur - A Malásia apresentou formalmente o pedido de adesão aos BRICS, um bloco formado inicialmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, confirmou, terça-feira, o ministério dos Negócios Estrangeiros do país, sem revelar a data.

A confirmação foi feita à agência noticiosa EFE, que refere que o ministério malaio não revelou se algum país já manifestou apoio, além de não anunciar a data da formalização do pedido do país, que seria o primeiro do Sudeste Asiático a entrar no grupo.

A confirmação surge depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, ter visitado domingo a Malásia, onde se encontrou com o primeiro-ministro, Anwar Ibrahim.

O chefe do executivo divulgou na rede social Facebook ter discutido a entrada do seu país nos BRICS com o líder da diplomacia russo, entre outros assuntos.

A Malásia já manifestou interesse em aderir aos BRICS, que é liderado pela China , e que representa actualmente cerca de 35% do PIB mundial e 46% da população do mundo.

Também a Tailândia já divulgou o seu interesse em formalizar um pedido de adesão na cimeira anual do grupo a decorrer em Outubro na Rússia, enquanto a maior economia da região, a Indonésia, mostrou um interesse mais cauteloso, tal como o Vietname.

Inicialmente constituído pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco recebeu este ano a adesão da Arábia Saudita, do Irão, do Egito, da Etiópia e dos Emirados Árabes Unidos.

O primeiro-ministro malaio já tinha justificado a candidatura aos BRICS dada a actual ordem "multipolar" e não "unipolar", que "favorece os equilíbrios no mundo".

 

PUBLICIDADE