NAUFRáGIO
Iate de luxo naufraga na Itália com 22 pessoas a bordo

19/08/2024 20h47
Palermo - O magnata britânico da tecnologia Mike Lynch está entre os desaparecidos no naufrágio de um iate de luxo que ocorreu na manhã desta segunda-feira, perto de Palermo, na ilha italiana da Sicília, segundo a estação televisiva Sky News, que cita declarações do chefe da agência regional de proteção civil.
Os serviços de emergência disseram que uma tempestade fez com que o iate de luxo naufragasse, deixando uma pessoa morta e sete desaparecidas - 15 foram resgatadas vivas, incluindo a esposa de Mike Lynch, a senhora Angela Bacares.
O veleiro, de acordo com a imprensa local, afundou depois de passar por uma gigantesca onda (espécie de tornado sobre o mar), um fenômeno cada vez mais visto na Europa nos últimos anos.
Dos 22 ocupantes, 10 eram tripulantes e 12 eram passageiros. Eles são de nacionalidades britânica, americana e canadense, segundo a guarda costeira italiana.
Os passageiros estariam de férias. Apesar de estar ancorado, o iate virou às 5h00, no horário local, após ter sido atingido por uma tempestade repentina, que incluiu tornados sobre a água. Na manhã desta segunda-feira, o céu estava claro, e o mar já estava calmo.
Batizada de Bayesian, a embarcação ostenta uma bandeira britânica, possui 56 metros de comprimento e era conhecida pelo seu invulgar mastro de 75 metros, feitos de alumínio, até agora considerados como um dos mais altos do mundo.
Quem é Mike Lynch
O bilionário, também conhecido como “Bill Gates Britânico”, Michael Richard Lynch, de 59 anos, faz parte do grupo de pessoas desaparecidas após um naufrágio em iate de luxo na Itália, nesta segunda-feira, 19 de Agosto de 2024.
O bilionário é o cofundador da empresa de software Autonomy, e alcançou a proeza de se tornar o primeiro magnata de tecnologia no Reino Unido.
Lynch tornou-se também cofundador, ao lado da Invoke Capital, da empresa de cibersegurança Darktrace.