Arábia Saudita reabre embaixada na Síria 12 anos depois
Damasco - A Arábia Saudita reabriu formalmente a sua embaixada na capital da Síria, Damasco, marcando um passo significativo no processo de reconciliação iniciado no ano passado entre os dois países, após mais de 12 anos de isolamento diplomático.
Numa recepção realizada no Four Seasons Hotel de Damasco na terça-feira, o Encarregado de Negócios saudita, Abdullah Al-Harith, declarou que a reabertura da missão diplomática do Reino na Síria “representa um momento importante na história das relações entre nossos dois países irmãos”, segundo o jornal Express Tribune.
Abdullah Al-Harith também enfatizou o compromisso de Riad em desenvolver relações bilaterais com Damasco.
A medida foi bem recebida pelas autoridades sírias que estavam presentes na recepção, com o Ministro Assistente de Relações Exteriores e Expatriados da Síria, Ayman Raad, destacando as “profundas relações fraternas e laços sociais” entre os dois países.
A reabertura da embaixada saudita em Damasco ocorre um ano depois que a Síria reabriu a sua embaixada em Riad, concretizando a reconciliação e a restauração dos laços diplomáticos bilaterais.
A cerimónia contou com a presença de vários ministros, altos funcionários do governo sírio, membros do corpo diplomático acreditado em Damasco e bem como outros dignitários e intelectuais.
A reabertura da embaixada marca uma mudança significativa nas relações entre a Arábia Saudita e a Síria, que estavam tensas desde que Bashar al-Assad assumiu o cargo em 2000, após a morte de seu pai, Hafez al-Assad.
Os laços diplomáticos entre as duas nações foram cortados em 2012, pouco depois do despoletar da guerra civil, que ainda perdura na Síria.
A decisão de reabrir as missões diplomáticas surgiu pouco depois de a Síria ter aderido à Liga Árabe e de terem sido retomados os voos comerciais regulares entre os dois países.
O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, tem trabalhado activamente para promover a paz regional, incluindo a melhoria das relações com o Irão e o restabelecimento dos laços com a Síria.
A retomada das relações entre Arábia Saudita e Irão, formalizada em Março, por meio de um acordo assinado na China, deve impactar positivamente a situação no Médio Oriente, onde ambas as nações apoiaram facções rivais, sublinha o Express Tribune.