Mais de 320 pessoas vítimas do Tufao Yagi no Vietname
Hanoi - Pelo menos 324 pessoas morreram ou desapareceram como resultado das enormes inundações registadas no Vietname, na sequência do tufão Yagi, informou, esta quinta-feira, Departamento de Gestão de Diques e Prevenção e Controlo de Desastres Naturais deste país asiático.
De acordo com Inundações e deslizamentos de terra em várias províncias do norte do país mataram 179 pessoas, com outros 145 moradores dados como desaparecidos, segundo o jornal “Vn Express International, que cita fontes governamentais.
Em resposta à crise, o primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, instou todos os ministérios, agências e autoridades locais a mobilizarem recursos e esforços para restaurar a normalidade nas áreas afetadas o mais rápido possível.
Sublinhou que garantir a segurança e o bem-estar da população deve ser a principal prioridade.
O primeiro-ministro pediu a entrega urgente de alimentos, água potável e medicamentos às comunidades isoladas, e enfatizou a necessidade de monitoramento das barragens, reservatórios e áreas propensas a deslizamentos de terra e inundações.
Pham Minh Chinh orientou também os serviços para agilizar a evacuação de moradores de zonas de alto risco para locais mais seguros.
As inundações, que atingiram o país no final da semana passada, já foram descritas como uma das mais graves da história recente do Vietname.
Entretanto, as autoridades norte-americanas anunciaram hoje a mobilização de um milhão de dólares para assistência humanitária ao Vietname para ajudar o país a superar as consequências devastadoras do tufão Yagi.
O financiamento será usado para fornecer abrigo, água e alimentos aos moradores atingidos por desastres e para aumentar a capacidade das comunidades em todo o país em resposta a desastres naturais e catástrofes.