Rússia aumenta gastos com defesa em quase 30% em 2025
Moscovo - O governo da Rússia prevê, para 2025, aumentar em quase 30% os gastos com defesa, de acordo com o projecto de orçamento para o próximo ano, entregue segunda-feira no Parlamento, reportou a agência Tass.
Neste contexto, estão previstos gastos com a defesa no valor de 13,5 triliões de rublos (cerca de 145.2 biliões de dólares), em 2024, quando o orçamento previa 10,4 triliões de rublos (111, 8 de dólares), um valor que, na época, já era considerado recorde.
Baseando-se nos valores actuais, o novo orçamento para a defesa corresponde a 6,31% do PIB russo, e somado a outros gastos não especificados, como projectos de “segurança nacional”, corresponde a quase 40% do orçamento total do país para 2025.
A segunda maior prioridade é permitir os gastos com defesa e segurança, fornecendo os recursos para a “operação militar especial” e o apoio às famílias daqueles que participam nessa missão, afirmou, o ministro das Finanças, Anton Siluanov, ao falar do orçamento para o próximo ano.
Rússia quer recrutar mais 133 mil cidadãos no outono
Por outro lado, um decreto assinado nesta terça-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin, indica que serão recrutados 133 mil novos soldados, entre Outubro de 2024 e Janeiro de 2025.
A nova vaga de recrutamento afectará aqueles que não estão na reserva e que são elegíveis para o serviço militar, ou seja, homens com idades entre os 18 e os 30 anos serão convocados na nova campanha de recrutamento do Outono, segundo o jornal “The Guardian”.
As forças russas estão a avançar no leste da Ucrânia em algumas partes de uma vasta linha da frente de mil quilómetros, e estão a tentar expulsar as forças ucranianas da região russa de Kursk.