DEFESA
EUA aprova venda de helicópteros Bell 412EP à Zâmbia

16/01/2025 08h57
Washington - O Governo dos Estados Unidos da América aprovou uma potencial venda de meios militares à Zâmbia que inclui vários helicópteros de transporte de média elevação Bell 412 Enhanced Performance (EP), num valor estimado em 100 milhões de dólares.
Com base no ano do modelo e nas condições dos helicópteros Bell 412EP, que variam entre aproximadamente 2,6 milhões de dólares para um modelo de 1994 e 9,6 milhões de dólares para um modelo de 2016, a Zâmbia poderá potencialmente adquirir entre 10 e 38 unidades.
A partir de Janeiro de 2025, as relações militares entre a Zâmbia e os Estados Unidos centraram-se na cooperação em matéria de segurança e defesa, segundo a imprensa norte-americana.
Em Abril de 2022, o Comando dos EUA para África criou um Gabinete de Cooperação em matéria de Segurança na Embaixada dos EUA em Lusaka para apoiar a modernização militar, a gestão da força e a educação militar profissional para as forças de segurança da Zâmbia.
Em Setembro de 2024, a Força-Tarefa do Sul da Europa do Exército dos EUA, África, ministrou um curso de envolvimento das Nações Unidas para as Forças de Defesa da Zâmbia, centrando-se no reforço das capacidades de manutenção da paz.
A Força Aérea da Zâmbia (ZAF) opera actualmente uma frota de helicópteros utilitários, incluindo 12 Bell 205 americanos, 2 Bell 206, 2 Bell 212, 5 Mil Mi-17 russos e 7 Harbin Z-9 chineses.
Estes helicópteros desempenham diversas funções, incluindo transporte, evacuação médica e apoio a outras operações governamentais. Além disso, a Zâmbia encomendou dois Enstrom 480 de fabrico americano para fins de formação.
A ZAF participa também na Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM), destacando uma aeronave de transporte C-27J Spartan e um regimento de protecção para apoiar os esforços de estabilização em Cabo Delgado.
Produzido desde 1979, o Bell 412, parte da família Huey, é um helicóptero utilitário de turbina dupla desenvolvido pela empresa norte-americana Bell Helicopter como uma versão actualizada do Bell 212.
iras.