Administração Trump promete acelerar fornecimento de armas a Taiwan


Washington - Os Estados Unidos da América vão tentar acelerar o fornecimento de armas a Taiwan após o fim da guerra na Ucrânia, disse o embaixador de facto de Washington na ilha, Raymond Greene, numa entrevista publicada segunda-feira pelo jornal taiwanês Liberty Times.
“Para nós, Taiwan é definitivamente uma prioridade. Estamos a fazer esforços para acelerar os prazos de entrega de armas, especialmente para os sistemas relacionados com a guerra assimétrica, que são particularmente importantes para Taiwan”, disse Greene, director do Instituto Americano em Taiwan (AIT).
Nos últimos anos, Taiwan insistiu na aquisição e desenvolvimento de sistemas de guerra assimétricos, como mísseis antiaéreos e antinavio, minas submarinas e veículos aéreos não tripulados, para combater as crescentes ameaças militares da China, que considera a ilha autónoma uma província sua.
“Quando a guerra na Ucrânia terminar, esperamos voltar a concentrar a nossa atenção nas necessidades defensivas de Taiwan“, acrescentou o diplomata, que também reafirmou o compromisso de Washington para com a ilha.
Estas declarações surgem no meio da incerteza sobre o empenho do Presidente norte-americano, Donald Trump, na defesa de Taiwan, sobretudo após a sua recente decisão de suspender toda a ajuda militar de Washington a Ucrânia.