China, Rússia e Irão completam exercícios marítimos no golfo de Omã


Pequim - A China, o Irão e a Rússia concluíram, quinta-feira, uma série de exercícios marítimos no âmbito de manobras conjuntas nas proximidades do porto iraniano de Chabahar, no golfo de Omã.
De acordo com a imprensa oficial chinesa, as marinhas dos três países simularam operações de salvamento de navios comerciais sequestrados, com o objectivo de "reforçar as suas capacidades navais para fazer face a ameaças à segurança".
A operação decorreu numa região próxima do porto de Chabahar e incluiu ataques a alvos marítimos, abordagem e controlo de danos, bem como operações conjuntas de busca e salvamento.
De acordo com a televisão estatal chinesa CCTV, os exercícios incluíram disparos de metralhadora pesada contra alvos marítimos, treino noturno de tiro ao alvo e salvamento de embarcações comerciais simuladas sequestradas.
Citado pelo jornal oficial Global Times, Zhang Junshe, um perito em assuntos militares chineses, disse que o exercício se centrou na luta contra o terrorismo marítimo e a pirataria.
Os exercícios, apelidados de "Security Ties 2025", têm como objectivo "aprofundar a confiança militar mútua e a cooperação pragmática entre as forças armadas dos países participantes", afirmou o Exército chinês, em comunicado.
Os exercícios deste ano coincidem com uma reunião em Pequim, na sexta-feira, entre representantes da China, da Rússia e do Irão sobre a "questão nuclear" iraniana.