Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Estado da Califórnia contesta tarifas de Donald Trump em tribunal

Estado da Califórnia contesta tarifas de Donald Trump em tribunal
Estado da Califórnia contesta tarifas de Donald Trump em tribunal Imagens: DR

Redacção

Publicado às 06h30 18/04/2025

São Francisco - A Califórnia, estado norte-americano liderado pelos democratas, contestou em tribunal, na quarta-feira, as tarifas de Donald Trump, sustentando que o presidente dos Estados Unidos não as pode impor sem a aprovação do Congresso.

"Trump não tem o poder unilateral de alterar radicalmente a paisagem económica do país. Não é assim que a nossa democracia funciona", explicou o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, numa conferência de imprensa.

“O Congresso não autorizou estas tarifas, muito menos impôs tarifas e depois aumentou-as, suspendeu-as e voltou a impô-las imediatamente por capricho”, insistiu.

Desde que regressou ao poder, o bilionário republicano mergulhou o mundo numa guerra comercial, invertendo décadas de comércio livre, em nome da protecção dos interesses norte-americanos.

A China está sujeita a tarifas norte-americanas de 145% e certas importações do Canadá e do México são taxadas a 25%.

No início de abril, Donald Trump também introduziu tarifas de 10% sobre produtos de dezenas de países de todo o mundo e prometeu novas taxas, ainda mais punitivas, antes de as suspender.

Berço do sector tecnológico, o Estado mais populoso do país é também o principal motor industrial dos Estados Unidos e líder no fabrico de produtos agrícolas, dependendo, em grande medida, das relações comerciais com o México, Canadá e a China.

"Nenhum outro Estado será mais afetado pelas consequências desta incerteza", denunciou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, referindo-se aos EUA.

"Isto é uma imprudência. (...) Este tipo está a destruir a economia dos Estados Unidos", acrescentou o democrata de 57 anos, que é regularmente apontado pela imprensa norte-americana como tendo ambições presidenciais para 2028.
Newsom acusou Donald Trump de ter “traído as pessoas que o apoiaram”, sublinhando que a guerra comercial está a afectar particularmente os agricultores, que votaram em larga escala no empresário republicano.
O governador denunciou também a queda dos mercados provocada pela política protecionista de Trump, que está a corroer as “poupanças de reforma” dos americanos.

Entretanto, a Administração Trump está a tentar transferir a contestação legal do governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao regime tarifário dos Estados Unidos do tribunal federal de São Francisco para o Tribunal de Comércio Internacional de Nova Iorque, segundo a imprensa de Washington.

 

PUBLICIDADE