Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Morreu Papa Francisco aos 88 anos

Papa Francisco
Papa Francisco Imagens: DR

Redacção

Publicado às 09h30 21/04/2025 - Actualizado às 12h24 21/04/2025

Luanda - O funeral do Papa Francisco, falecido esta segunda-feira, realiza-se dentro de nove dias e o conclave para eleger o seu sucessor ocorre dentro de um mês, anunciou o Vaticano, após a morte do Sumo Pontífice.

O Papa Francisco morreu, esta segunda-feira, aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.

Nascido em Buenos Aires (Argentina), a 17 de Dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.

O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias, devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta a 23 de Março último.

A sua última aparição pública ocorreu neste domingo de Páscoa, no Vaticano.

Com efeito, a notícia da sua morte surgiu, depois de o Sumo Pontífice ter aparecido, domingo último, na janela do Basílica de São Pedro para a bênção "Urbi et Orbi", apesar de ainda ter estado a recuperar da sua infecção respiratória.

Francisco tornou-se Papa em 2013. Os últimos meses do seu pontificado ficaram marcados pela batalha contra uma pneumonia.

A notícia da sua morte foi dada pelo cardeal Kevin Farrell, num comunicado partilhado pelo Vaticano. "Queridos irmãos e irmãs, é com profundo pesar que anuncio o falecimento do Papa Francisco", lê-se no comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto.

Dados biográficos

Jorge Mario Bergoglio nasceu a 17 de Dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital da Argentina, e foi ordenado a 13 de Dezembro de 1969, durante os estudos na Faculdade de Teologia do colégio de São José, em São Miguel de Tucuman (norte da Argentina).

Em 1969, viajou para Espanha, onde cumpriu o seu terceiro período de preparação sacerdotal na Universidade de Alcalá de Henares, em Madrid.

Em 1972, regressou à Argentina e tornou-se professor de noviços, na localidade de São Miguel de Tucuman.

Entre 1980 e 1986, desempenhou as funções de reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de São Miguel.

Concluiu o doutoramento na Alemanha, e foi também confessor e director espiritual da Companhia de Jesus, em Córdova (Espanha).

Foi nomeado bispo a 20 de Maio de 1992, quando o Papa João Paulo II lhe confiou a diocese de Auca, indicando-lhe como bispo auxiliar da diocese de Buenos Aires.

Cinco anos mais tarde, em 1997, foi nomeado arcebispo co-auditor de Buenos Aires e, em 1998, depois da morte do arcebispo e cardeal Quarracino, ascendeu a arcebispo da capital argentina.

O cardeal argentino integrava a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, do Conselho pontifício para a Família e a Comissão Pontifícia para a América Latina.

Foi presidente da conferência de bispos na Argentina, entre 8 de Novembro de 2005 e 8 de Novembro de 2011.

A 13 de Fevereiro de 2013, dias depois da renúncia do Papa Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como Papa, após cinco votações, no quinto dia do conclave.

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais, num encontro designado Conclave, e é um posto vitalício. O cargo eclesiástico é chamado de Papado e a sede funciona na chamada Santa Sé.

O Papa é também o Chefe de Estado da Cidade do Vaticano, considerado o Estado soberano mais pequeno do mundo, completamente encravado na cidade de Roma.

PUBLICIDADE