ECONOMIA

Estado da Califórnia contesta tarifas de Donald Trump em tribunal

Estado da Califórnia contesta tarifas de Donald Trump em tribunal  - DR
Estado da Califórnia contesta tarifas de Donald Trump em tribunal Imagem: DR

18/04/2025 06h30

São Francisco - A Califórnia, estado norte-americano liderado pelos democratas, contestou em tribunal, na quarta-feira, as tarifas de Donald Trump, sustentando que o presidente dos Estados Unidos não as pode impor sem a aprovação do Congresso.

"Trump não tem o poder unilateral de alterar radicalmente a paisagem económica do país. Não é assim que a nossa democracia funciona", explicou o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, numa conferência de imprensa.

“O Congresso não autorizou estas tarifas, muito menos impôs tarifas e depois aumentou-as, suspendeu-as e voltou a impô-las imediatamente por capricho”, insistiu.

Desde que regressou ao poder, o bilionário republicano mergulhou o mundo numa guerra comercial, invertendo décadas de comércio livre, em nome da protecção dos interesses norte-americanos.

A China está sujeita a tarifas norte-americanas de 145% e certas importações do Canadá e do México são taxadas a 25%.

No início de abril, Donald Trump também introduziu tarifas de 10% sobre produtos de dezenas de países de todo o mundo e prometeu novas taxas, ainda mais punitivas, antes de as suspender.

Berço do sector tecnológico, o Estado mais populoso do país é também o principal motor industrial dos Estados Unidos e líder no fabrico de produtos agrícolas, dependendo, em grande medida, das relações comerciais com o México, Canadá e a China.

"Nenhum outro Estado será mais afetado pelas consequências desta incerteza", denunciou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, referindo-se aos EUA.

"Isto é uma imprudência. (...) Este tipo está a destruir a economia dos Estados Unidos", acrescentou o democrata de 57 anos, que é regularmente apontado pela imprensa norte-americana como tendo ambições presidenciais para 2028.
Newsom acusou Donald Trump de ter “traído as pessoas que o apoiaram”, sublinhando que a guerra comercial está a afectar particularmente os agricultores, que votaram em larga escala no empresário republicano.
O governador denunciou também a queda dos mercados provocada pela política protecionista de Trump, que está a corroer as “poupanças de reforma” dos americanos.

Entretanto, a Administração Trump está a tentar transferir a contestação legal do governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao regime tarifário dos Estados Unidos do tribunal federal de São Francisco para o Tribunal de Comércio Internacional de Nova Iorque, segundo a imprensa de Washington.

 

Mais lidas


Últimas notícias