Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Cardeal norte-americano Robert Prevost eleito como novo Papa

Cardeal norte-americano Robert Prevost eleito é o novo Papa
Cardeal norte-americano Robert Prevost eleito é o novo Papa Imagens: DR

Redacção

Publicado às 18h54 08/05/2025 - Actualizado às 19h01 08/05/2025

Cidade do Vaticano - O cardeal norte-americano, Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, foi hoje eleito como novo Papa, assumindo o nome de Leão XIV, segundo noticia veiculada pela agência Ecclesia.

O cardeal foi eleito nesta 5ª feira, 8 de Maio, no 2º dia do conclave, depois de 4 votações.


Na 4ª votação do conclave, o novo papa foi eleito. A fumaça branca foi vista às 17h07 (horário de Angola)  no telhado da capela Sistina, no Vaticano.

O resultado sai no 2º dia de votações, mantendo a média das eleições dos papas Francisco (2013) e Bento 16 (2005), segundo a agência Ecclesia.

O conclave não tem duração definida. O acto pode durar vários dias ou até semanas. Na eleição de Jorge Mario Bergoglio e do papa Francisco, os cardeais demoraram 2 dias para chegar a um consenso.

Os últimos 5 conclaves não ultrapassaram 3 dias de votação. Entretanto, a eleição mais longa durou dois anos e 10 meses, no ano de 1268.


O primeiro pontífice norte-americano, de 69 anos de idade, foi missionário e arcebispo no Peru, tendo ainda sido superior geral da Ordem de Santo Agostinho.

Breve história sobre os pontífices

São Gregório III, da Síria, que liderou a Igreja Católica entre 731 e 741, tinha sido o último Papa não-europeu, antes da eleição de Francisco, a 13 de Março de 2013.

A lista de 264 Papas (e 266 pontificados) integra 11 pontífices nascidos no Médio Oriente (8), até ao século VIII.

O Anuário Pontifício, do Vaticano, identifica 210 Papas do actual território italiano (109 de Roma), 16 da actual França, 11 gregos (todos até ao século VIII), seis sírios e cinco da Alemanha, o último dos quais Bento XVI, que renunciou ao pontificado.

A lista inclui três pontífices oriundos do norte de África, quando o território dessas dioceses integrava o Império Romano, para além de dois naturais de Israel e Jerusalém, incluindo São Pedro.

Dois Papas da Dalmácia (actualmente Croácia), outros dois de Espanha e mais dois de origem “desconhecida” integram o elenco no qual se contam ainda representantes da Holanda, Inglaterra, Polónia e Argentina.

PUBLICIDADE