TECNOLOGIA
Starlink garante acesso à Internet grátis em qualquer lugar do mundo

06/05/2025 11h17
Washington - A iniciativa da Starlink que vai permitir que utilizadores de todo o mundo se liguem à Internet sem depender da cobertura móvel tradicional está já em fase avançada de testes, segundo um anúncio veiculado hoje pela imprensa internacional.
O novo serviço, uma aliança estratégica entre a rede de satélites da SpaceX e a operadora de telecomunicações T-Mobile, pode dar início a uma nova era na conectividade global, diz o portal El Confidencial.
A proposta baseia-se em oferecer ligação à rede através de satélites de órbita baixa em locais onde não existe infra-estrutura terrestre. Em 2020, a SpaceX deu acesso antecipado à rede Starlink a uma tribo indígena isolada, no estado de Washington.
Quando um dispositivo compatível não tiver cobertura, ligar-se-á automaticamente à rede Starlink, sem necessidade de antenas ou equipamentos externos.
A cobertura está para já limitada a funções essenciais, como envio de mensagens de texto, partilha de localização ou contactos com serviços de emergência, devendo nos próximos meses ser estendida a chamadas de voz e navegação na web.
O serviço estará disponível “para qualquer pessoa, com qualquer operadora”, em qualquer parte do mundo — por muito remota que seja. “Se conseguir ver o céu, tem ligação”, diz um post da T-Mobile no X/Twitter.
Os telemóveis ligados ao serviço irão mostrar no ecrã o aviso “T-Mobile SpaceX” ao aceder à rede satélite. Esta ligação é activada automaticamente ao sair da área de cobertura da operadora tradicional.
Não é necessária a instalação de antenas nem assinatura específica do serviço.
O teste-piloto, para já apenas acessível a utilizadores nos Estados Unidos, está aberto a qualquer utilizador, independentemente do seu operador de telemóvel.
Esta tecnologia foi concebida para oferecer cobertura em locais remotos, áreas rurais, desertos, montanhas ou regiões afectadas por catástrofes. Além disso, tem grande potencial como solução de emergência em situações em que as redes terrestres deixam de funcionar.