Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Assessor de Putin ameaça recorrer a guerra nuclear

Assessor de Putin ameaça recorrer a guerra nuclear
Assessor de Putin ameaça recorrer a guerra nuclear Imagens: DR

Redacção

Publicado às 16h54 10/06/2025 - Actualizado às 16h54 10/06/2025

Moscovo - O principal negociador da Rússia e assessor do presidente Vladimir Putin, Vladimir Medinsky, advertiu nesta segunda-feira (9) que uma recusa da Ucrânia em ceder territórios ocupados pode levar a uma “guerra nuclear” e ao “fim do mundo”.

A declaração foi feita durante entrevista à emissora estatal russa RT, e intensifica a pressão do Kremlin para que Kiev aceite um acordo de paz baseado no reconhecimento das anexações realizadas por Moscou desde 2022.

Durante a entrevista, Medinsky afirmou que um cessar-fogo "superficial", sem um acordo de paz definitivo, apenas adiaria um conflito ainda maior.

“Se pararmos o conflito na linha de frente e não chegarmos a uma paz real, apenas concluirmos algum tipo de trégua... então essa região vai se transformar num enorme Karabakh (referência à região de Nagorno-Karabakh, alvo de disputa entre Armênia e Azerbaijão). Com o tempo, a Ucrânia, junto com a NATO, tentarão recuperar o território e isso será o fim do planeta, será uma guerra nuclear”, declarou o assessor.

Medinsky ressaltou que o regime russo não deseja criar um “pretexto” para uma escalada global.

“Não queremos que seja criado um pretexto – um gigantesco Karabakh, não reconhecido por ninguém – por causa do qual uma guerra nuclear possa começar. Portanto, queremos parar, concluir uma paz plena e reconhecer os novos territórios”, reforçou o negociador.

PUBLICIDADE