Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Secretário-geral da ONU apela à atenção ao cumprimento dos ODS

Secretário-geral da ONU, António Guterres
Secretário-geral da ONU, António Guterres Imagens: Edições Novembro

Redacção

Publicado às 13h40 01/07/2025 - Actualizado às 13h40 01/07/2025

Luanda - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou, segunda-feira, em Sevilha, Espanha, ao cumprimento cabal dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alertando que dele depende o tão almejado progresso mundial.

 Segundo o JA Online, ao intervir na abertura do debate geral da IV Conferência Internacional sobre o Financiamento para o Desenvolvimento, informou que o financiamento constitui o motor desse desenvolvimento.

O não financiamento deste projecto, traçado pelas Nações Unidas, prosseguiu António Guterres, pode levar ao fracasso dos ODS. “O financiamento é o motor do desenvolvimento, mas está a correr o risco de falhar”, afirmou o diplomata português.

A aceleração dos ODS está dependente de quatro triliões de dólares, que serviriam para atender a várias necessidades no mundo, entre as quais a saúde, educação e infra-estruturas.

A IV Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento termina na quinta-feira, com o “Compromisso de Sevelha” a destacar-se como a solução a sair deste evento internacional das Nações Unidas, que juntou várias dezenas de Chefes de Estado e de Governo e mais de 300 reuniões paralelas.

O Compromisso de Sevilha, que cria uma nova arquitectura na esfera internacional, foi adoptado por mais de 190 Estados-membros das Nações Unidas, neste encontro de Sevilha. O programa de financiamento para acelerar a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento perdeu força com a retirada dos Estados Unidos da América, que era, até então, o seu maior financiador.

O último encontro do género aconteceu em 2015, em Adis Abeba, Etiópia.

PUBLICIDADE