Irão confirma reunião com potências europeias sobre programa nuclear


Teerão - O Irão terá uma nova reunião sobre o seu programa nuclear com Alemanha, França e Reino Unido na próxima sexta-feira em Istambul, anunciou esta segunda-feira a imprensa estatal iraniana, um mês após a guerra de 12 dias contra os Estados Unidos e Israel.
“Em resposta ao pedido dos países europeus, o Irão aceitou ter uma nova ronda de diálogo”, declarou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Esmail Baghai, citado pela televisão estatal.
Uma fonte diplomática alemã informou que Berlim, Paris e Londres prossegue “trabalhando intensamente (…) para encontrar uma solução diplomática duradoura e verificável para o programa nuclear iraniano” e que pretendiam ter uma reunião no final da semana.
“O Irão demonstrou que é capaz de resistir (aos ataques), mas sempre esteve disposto a uma diplomacia real, recíproca e de boa-fé”, afirmou no domingo o chefe da diplomacia iraniana, Abbas Araqchi.
Nesta segunda-feira, o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano elevou o tom contra as três potências europeias, que Baghai acusou pelo fracasso do acordo de 2015.
“As partes europeias foram culpadas e negligentes na aplicação do acordo nuclear”, declarou o porta-voz da diplomacia. Paris, Londres e Berlim ameaçam restabelecer as sanções da ONU contra o Irão, como permite o acordo, acusando Teerão de violar os compromissos nucleares.
Os países ocidentais e Israel suspeitam que o Irão pretenda desenvolver uma bomba atómica, o que Teerão nega, embora insista no seu direito de desenvolver um programa nuclear apenas com finalidades civis.
A 13 de Junho, Israel executou um ataque surpresa, com bombardeios no Irão que mataram comandantes militares e cientistas ligados ao programa nuclear.
As forças dos Estados Unidos uniram-se à ofensiva do seu aliado israelita e atacaram três instalações nucleares na noite de 21 de Junho.
Desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou os ataques, as negociações foram suspensas. A última reunião entre representantes do E3 (Alemanha, França, Reino Unido) e o Irão aconteceu em Genebra a 21 de Junho, poucas horas antes dos bombardeamentos americanos.