Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

EUA financiam Polónia em quatro mil milhões para compra de armamento

EUA financiam Polónia em quatro mil milhões para compra de armamento
EUA financiam Polónia em quatro mil milhões para compra de armamento Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h26 26/07/2025 - Actualizado às 20h26 26/07/2025

Washington - Os Estados Unidos vão garantir financiamento à Polónia no valor de quatro mil milhões de dólares para compra de armamento norte-americano, anunciou o Departamento de Estado.

A garantia será concedida através do programa de Financiamento Militar Estrangeiro (FMF), segundo o Departamento de Estado, que sublinha tratar-se de um "apoio substancial (que) reflecte o sério compromisso da Polónia com a sua própria defesa e com a partilha do ónus da segurança colectiva da OTAN".

"A Polónia continua a ser um dos aliados mais fortes e fiáveis dos Estados Unidos na Europa --- uma nação na linha da frente do flanco leste da OTAN e líder no investimento em defesa", sublinha a diplomacia norte-americana.

Desde 2023, a Polónia tem investido fortemente na modernização das suas forças armadas, incluindo material de guerra norte-americano como helicópteros Apache, o Sistema de Reconhecimento de Radar de Superfície e Espaço Aéreo, sistemas de artilharia HIMARS e o sistema de defesa anti-míssil Patriot.

O investimento está relacionado sobretudo com a invasão da Ucrânia pela Rússia e o reforço das capacidades militares de Moscovo, que fez todos os países do flanco leste da OTAN aumentar as suas capacidades de Defesa.

O novo apoio à Polónia, afirma o Departamento de Estado, "reafirma o compromisso dos Estados Unidos com parcerias bilaterais sólidas baseadas no respeito mútuo, no investimento partilhado e em prioridades estratégicas".

"Trabalhando em conjunto, os Estados Unidos e a Polónia estão a garantir o futuro da OTAN, dissuadindo as agressões e defendendo firmemente a liberdade, a soberania e a paz na Europa", adianta.

A diplomacia norte-americana sublinha ainda que o programa de empréstimos FMF apoia a criação de empregos nos Estados Unidos, bem como a indústria e a inovação em "sistemas fiáveis e comprovados, construídos pela melhor base industrial de defesa do mundo".

 

PUBLICIDADE