FAIXA DE GAZA

Israel rejeita retirar-se da Faixa de Gaza em caso de cessar-fogo

Israel rejeita retirar-se da Faixa de Gaza em caso de cessar-fogo - DR
Israel rejeita retirar-se da Faixa de Gaza em caso de cessar-fogoImagem: DR

03/07/2025 17h37

Telavive - Israel rejeitou hoje retirar-se de Gaza alegando que isso permitiria a reorganização do Hamas, dois dias depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado que Telavive aceitou um cessar-fogo de 60 dias.

"Retirar de Gaza e depois simplesmente permitir que o Hamas se reagrupe, se reconstrua e nos ataque novamente, como eles dizem que querem fazer, simplesmente não é uma opção", afirmou o porta-voz do Governo israelita, David Mencer.

O porta-voz disse numa conferência de imprensa que o ataque do Hamas a Israel em 07 de Outubro de 2023 marcou um ponto de viragem na política de segurança do país.

"Não permitiremos que uma organização terrorista 'jihadista' que, em todas as oportunidades, manifesta a intenção de nos destruir e trabalha activamente para o fazer, se instale a poucos metros das nossas casas", acrescentou a fonte, citada pela agência noticiosa espanhola EFE.

As declarações de Mencer surgem depois de Trump ter anunciado na terça-feira que Israel tinha aceitado uma proposta de cessar-fogo de 60 dias em Gaza e manifestado a esperança de que o Hamas também concordasse com o acordo.

A proposta de tréguas surge dias antes de Trump receber na Casa Branca o Primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na próxima semana, numa visita em que deverão debater o conflito em Gaza.

Uma trégua de 60 dias é o princípio básico da proposta apresentada há meses pelo enviado da Casa Branca para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

Israel apoiou a proposta desde o início, mas o Hamas rejeitou-a em ocasiões anteriores por não prever uma retirada israelita do território ou o fim da ofensiva.

 

Mais lidas


Últimas notícias