Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Países nórdicos atingidos por onda de calor "sem precedentes"

Países nórdicos atingidos por onda de calor "sem precedentes"
Países nórdicos atingidos por onda de calor "sem precedentes" Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h00 02/08/2025

Bruxelas - Os países nórdicos frios estão a ser castigados por um calor "verdadeiramente sem precedentes". Uma estação meteorológica na parte norueguesa do Círculo Polar Ártico registou temperaturas acima dos 30°C em 13 dias em Julho, enquanto a Finlândia teve três semanas consecutivas com temperaturas de 30°C.

Os cientistas afirmam que esta é a maior sequência registada desde 1961 e 50% superior ao recorde anterior, de acordo com um artigo do The Guardian.

"Onda de calor verdadeiramente sem precedentes ainda em pleno andamento, com uma máxima hoje a rondar os 32-33°C", disse Mika Rantanen, climatologista do Instituto Meteorológico Finlandês. "Mesmo as regiões árticas... registaram três semanas acima dos 25°C e podem rivalizar amanhã com os seus recordes de calor de agosto."

Já o Instituto Meteorológico Norueguês informou que foram registadas temperaturas acima dos 30°C em 12 dias em Julho. Por sua vez na Suécia, os meteorologistas reportaram ondas de calor de longa duração em várias estações no norte do país, com uma estação meteorológica em Haparanda a registar 25°C ou mais durante 14 dias consecutivos.

"Para encontrar um período mais longo nestas estações, é preciso recuar mais de um século", disse Sverker Hellström, cientista do Instituto Meteorológico e Hidrológico Sueco.

"À medida que as alterações climáticas avançam, as ondas de calor excecionalmente severas vão intensificar-se", disse Heikki Tuomenvirta, cientista do Instituto Meteorológico Finlandês. "Estão a ocorrer com mais frequência, são mais severas e duram mais tempo."

 

PUBLICIDADE