Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Fundo de Pensões da Noruega vendeu as acções de cinco bancos israelitas

Fundo de Pensões da Noruega vendeu as acções de cinco bancos israelitas
Fundo de Pensões da Noruega vendeu as acções de cinco bancos israelitas Imagens: DR

Redacção

Publicado às 16h19 26/08/2025 - Actualizado às 16h19 26/08/2025

Oslo - O Fundo Global de Pensões da Noruega, o maior fundo soberano do mundo, anunciou hoje a venda das acções que detinha no grupo industrial norte-americano Caterpillar e em cinco instituições bancárias israelitas.

A operação de venda ocorreu após uma recomendação do Conselho de Ética para os investimentos do fundo público da Noruega.

De acordo com um comunicado, o fundo estatal norueguês justificou as vendas das acções alegando que existe um risco que considera inaceitável de as empresas e bancos em causa contribuírem para graves violações dos direitos individuais em situações de guerra e conflito.

Os cinco bancos israelitas são o First International Bank of Israel, o FIBI Holdings, o Bank Leumi Le-Israel BM, o Mizrahi Tefahot Bank e o Bank Hapoalim BM.

O fundo petrolífero é gerido pelo banco público Norges Bank Investment Management (NBIM), sob a tutela do Ministério das Finanças do Governo de Oslo.

Os investimentos em empresas israelitas têm sido alvo de controvérsia nas últimas semanas, depois de os meios de comunicação noruegueses terem revelado que o fundo “detinha acções em empresas ligadas à guerra na Faixa de Gaza”.

O ministro das Finanças norueguês, Jens Stoltenberg, realizou várias reuniões com a administração do Fundo Global de Pensões que se comprometeu a investir apenas em empresas israelitas incluídas no índice bolsista de referência.

A 30 de junho, o fundo detinha acções de 61 empresas israelitas, avaliadas em 22,7 mil milhões de coroas norueguesas (1,925 mil milhões de euros). Nas últimas semanas, o fundo vendeu acções de 20 empresas israelitas.

PUBLICIDADE