Polónia posiciona aviões devido à ameaça de ataques de drones na Ucrânia


Varsóvia - Aeronaves polacas e aliadas foram mobilizadas em uma operação “preventiva” no espaço aéreo polaco neste sábado devido à ameaça de ataques de drones em áreas vizinhas da Ucrânia, e o aeroporto na cidade de Lublin, no leste da Polónia, foi fechado, disseram autoridades.
A Associated Press noticiou que o alerta durou cerca de duas horas e ocorreu depois que vários drones russos cruzaram a fronteira com a Polónia na quarta-feira, levando a OTAN a enviar caças para abatê-los e reforçando preocupações de longa data sobre a expansão da guerra de mais de três anos da Rússia na Ucrânia.
O comando operacional militar polaco publicou no canal X na tarde deste sábado que os sistemas terrestres de defesa aérea e reconhecimento estavam em alerta máximo. O comunicado enfatizou que “essas acções são de natureza preventiva” e visam proteger o espaço aéreo polaco e os cidadãos do país.
A agência citou a ameaça de ataques de drones em regiões da Ucrânia que fazem fronteira com a Polónia, mas não deu mais detalhes.
O primeiro-ministro Donald Tusk também anunciou que “operações aéreas preventivas” haviam começado no espaço aéreo polaco devido à ameaça representada por drones russos operando sobre áreas próximas da Ucrânia.
A Agência Polaca de Serviços de Navegação Aérea informou que o Aeroporto de Lublin estava fechado ao tráfego aéreo “devido a actividades da aviação militar”, e o centro de segurança do governo alertou sobre a ameaça de ataque aéreo a vários condados fronteiriços da região.