Liga Árabe saúda reconhecimento da Palestina por países ocidentais


Cairo - Os países árabes saudaram o reconhecimento da Palestina pelo Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal, afirmando ser um passo que “corrige um erro histórico”.
“Este reconhecimento corrige um erro histórico que se arrasta há anos e é uma resposta às exigências dos povos destes países de apoio ao direito inerente dos palestinianos à independência e a viver com dignidade”, afirmou o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abulgheit.
O responsável encorajou outros países a seguirem o exemplo, referindo que as nações do Médio Oriente “antecipam um futuro reconhecimento internacional influente”.
Por sua vez, a Arábia Saudita, que patrocina a “Conferência Internacional para a Solução de Dois Estados”, que se realiza hoje em Nova Iorque, manifestou o seu apoio neste contexto.
“O Reino da Arábia Saudita congratula-se com o reconhecimento do Estado da Palestina pelo Reino Unido, Austrália, Canadá e Portugal, o que confirma o firme empenho dos países amigos em apoiar o processo de paz e promover a solução de dois Estados com base em resoluções internacionais relevantes”, pode ler-se, num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.
Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália reconheceram no domingo formalmente o Estado da Palestina.