Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Liga Árabe saúda reconhecimento da Palestina por países ocidentais

Liga Árabe saúda reconhecimento da Palestina por países ocidentais
Liga Árabe saúda reconhecimento da Palestina por países ocidentais Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h29 22/09/2025

Cairo - Os países árabes saudaram o reconhecimento da Palestina pelo Reino Unido, Canadá, Austrália e Portugal, afirmando ser um passo que “corrige um erro histórico”.

“Este reconhecimento corrige um erro histórico que se arrasta há anos e é uma resposta às exigências dos povos destes países de apoio ao direito inerente dos palestinianos à independência e a viver com dignidade”, afirmou o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abulgheit.

O responsável encorajou outros países a seguirem o exemplo, referindo que as nações do Médio Oriente “antecipam um futuro reconhecimento internacional influente”.

Por sua vez, a Arábia Saudita, que patrocina a “Conferência Internacional para a Solução de Dois Estados”, que se realiza hoje em Nova Iorque, manifestou o seu apoio neste contexto.

“O Reino da Arábia Saudita congratula-se com o reconhecimento do Estado da Palestina pelo Reino Unido, Austrália, Canadá e Portugal, o que confirma o firme empenho dos países amigos em apoiar o processo de paz e promover a solução de dois Estados com base em resoluções internacionais relevantes”, pode ler-se, num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros saudita.

Portugal, Reino Unido, Canadá e Austrália reconheceram no domingo formalmente o Estado da Palestina.

 

PUBLICIDADE