Príncipe André renuncia a todos os títulos reais


Londres - O príncipe André vai renunciar a todos os títulos reais, incluindo o de Duque de York. Numa declaração publicada no site do Palácio de Buckingham, o príncipe explica que após uma conversa com "o Rei e a família mais próxima", concluiu que as "acusações contínuas" contra si "distraem o trabalho da família Real.
"Decidi, como sempre fiz, colocar o meu dever para com a minha família e o meu país em primeiro lugar. Mantenho a minha decisão de há cinco anos de me afastar da vida pública. Com o consentimento de Sua Majestade, sentimos que agora devo dar um passo adiante. Portanto, não usarei mais o meu título ou as honras que me foram conferidas. Como disse anteriormente, nego veementemente as acusações contra mim", cita o comunicado.
Apesar da renúncia aos títulos, André continuará a ser um príncipe por ser filho da rainha Isabel II. Já a sua ex-mulher, Sarah Ferguson, deixará de usar o título de duquesa de York. As filhas, segundo a BBC, irão manter os títulos. Recorde-se que o príncipe já tinha perdido o título de Alteza Real e já não fazia parte do núcleo de membros activos da realeza britânica.
Esta decisão, que entra imediatamente em vigor, surge na sequência da crescente pressão devido a relatos de que mantinha uma relação próxima com Jeffrey Epstein e com um empresário chinês acusado de espionagem.
Numa entrevista dada à BBC, André afirmou ter rompido os laços com Epstein - depois de terem aparecido em fotografias em Nova Iorque - mas emails, divulgados mais recentemente, mostram que o contacto se manteve.