Refinaria que processa petróleo russo na Hungria em chamas após explosão
Budapeste - Um incêndio deflagrou na refinaria da MOL em Százhalombatta, na Hungria, na noite de segunda-feira, informou a companhia petrolífera húngara, cita a EuroNews.
A instalação, que é a maior e mais moderna refinaria da Hungria, recebe petróleo bruto da Rússia.
O incêndio deflagrou após uma explosão na fábrica AV3 da refinaria. Os bombeiros estão ainda a trabalhar no local, recorrendo a espuma e canhões de água para extinguir o fogo.
Não há feridos em resultado do incêndio nem qualquer ameaça para as comunidades circundantes. A causa das chamas está ainda sob investigação.
Segundo testemunhos, as chamas e o fumo podiam ser vistos a quilómetros da refinaria, que poderá ser totalmente encerrada na sequência do incêndio.
"Devido à avaria de um dispositivo tecnológico na refinaria do Danúbio, a queima de gás e os efeitos do fumo aumentaram nas aldeias vizinhas. A avaria está a ser reparada e o abastecimento de combustível do país não foi interrompido.
Prevê-se um aumento das chamas e dos efeitos do fumo na refinaria devido aos trabalhos de reparação", declarou a MOL já depois das 23:00 de segunda-feira.
A última vez que se registou um incidente semelhante na refinaria foi em Julho, quando se libertou fumo negro das instalações, recorda o Index. Também nessa altura, uma falha de um dispositivo tecnológico provocou um aumento da queima - a queima é um processo em que gases de diferentes fontes são queimados de forma controlada.