Situação humanitária em Gaza "continua catastrófica"
Estrasburgo - A Comissão Europeia informou hoje que a situação humanitária na Faixa de Gaza "continua a ser catastrófica", apesar da entrada em vigor do cessar-fogo, e pediu "acesso desimpedido" de ajuda para a população palestiniana.
"A situação humanitária em Gaza continua a ser catastrófica", disse a comissária para o Mediterrâneo, Dubravka Suica, durante um debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Apesar de haver "sinais promissores com a libertação de reféns e de prisioneiros (palestinianos) políticos", decorrente do cessar-fogo entre as Forças de Defesa de Israel e o movimento radical Hamas, que controlava o enclave palestiniano, "não há progressos tangíveis" noutras partes do acordo.
A comissária europeia considerou que ainda está por concretizar a "saída do exército israelita" da Faixa de Gaza e que está por cumprir a promessa de "acesso desimpedido de ajuda humanitária" para a população.
Do lado da União Europeia, a comissária prometeu "contribuir para a estabilização" não só da Faixa de Gaza, mas também de toda a região do Médio Oriente.
A Comissão Europeia rejeitou falar com outra entidade que não seja a Autoridade Palestiniana no que diz respeito ao futuro da governação e administração de Gaza.