ECONOMIA
China define plano de desenvolvimento económico e social até 2030

25/10/2025 12h15
Beijing – A China enfatizou a sua determinação em expandir a abertura, impulsionar a inovação comercial, incentivar o investimento bidireccional e fortalecer a cooperação multilateral até 2030.
O facto consta das recomendações ao 15º Plano Quinquenal (2026-2030), aprovadas pelo Comité Central do Partido Comunista da China (PCC), que, segundo a Prensa Latina, marcaram a semana de notícias que termina hoje no gigante asiático.
De 20 a 23 de Outubro, 168 membros titulares e 147 membros suplentes do Comité Central, além de representantes da Comissão Central de Inspecção Disciplinar e especialistas de vários sectores, avaliaram o texto que define as prioridades nacionais.
O documento estabelece os objectivos de desenvolvimento de alta qualidade, acelerando a autossuficiência tecnológica e científica e priorizando a segurança nacional e a prosperidade comum.
Os principais objectivos incluem fortalecer a economia real, desenvolver novas indústrias e tecnologias, modernizar a agricultura e as áreas rurais, expandir o mercado interno, aprofundar as reformas estruturais e abrir-se ao mundo exterior em alto nível.
O texto destaca a necessidade de acelerar a autossuficiência científica e tecnológica, fomentar a inovação em inteligência artificial e manufatura avançada e promover a integração de educação, ciência e talento como impulsionadores de um novo tipo de produtividade.
O plenário também decidiu nomear Zhang Shengmin como vice-presidente da Comissão Militar Central e aprovou a nomeação de novos membros titulares do Comité Central.
O PCC instou todo o Partido, as forças armadas e o povo a se unirem em torno do Comité Central, com Xi Jinping no centro, para atingir as metas do 15º Plano Quinquenal e avançar rumo à modernização socialista até 2035.
De acordo com o ministro do Comércio, o secretário-geral e Presidente Xi Jinping enfatizou que, embora a abordagem anterior para a abertura fosse “acompanhar os outros”, a abordagem actual é “tomar a iniciativa”.
Além disso, o Comité Central enfatizou que manter e fortalecer a liderança geral do Partido Comunista da China constitui a garantia fundamental para o avanço da modernização do país.