Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Xi Jinping defende que reconstrução de Gaza fique sob controlo palestiniano

 Xi Jinping defende que reconstrução da Faixa de Gaza fique sob controlo palestiniano
Xi Jinping defende que reconstrução da Faixa de Gaza fique sob controlo palestiniano Imagens: REUTERS

Redacção

Publicado às 18h13 26/11/2025 - Actualizado às 18h13 26/11/2025

Pequim - O Presidente chinês, Xi Jinping, apelou, terça-feira, à comunidade internacional para que a reconstrução da Faixa de Gaza seja realizada sob o princípio de que “os palestinianos governam a Palestina”, sublinhando a necessidade de um “cessar-fogo abrangente e duradouro” no enclave.

Numa mensagem enviada para uma reunião da ONU, por ocasião do Dia Internacional de Solidariedade com o povo palestiniano, o Presidente reforçou que o cenário presente em Gaza é um teste à justiça internacional.

O Ministério dos Negócios Estrangeiro chinês reforçou as palavras do Presidente, apontando-o como “teste à eficácia do sistema de governação global”.

As declarações de Xi Jinping surgem depois da aprovação da resolução para o conflito entre Israel e Palestina - que dura desde de 2023 - com base no plano apresentado por Donald Trump, que estabelece uma força de segurança internacional em Gaza até 2027. Relembre-se que durante a votação do documento a China absteve-se, pois considerou o texto "vago" e que não indica adequadamente a soberania palestiniana — críticas partilhadas também pela Rússia.

Apesar da declaração de cessar-fogo, a Palestina continua a receber ataques por parte de Israel, que já provocaram a morte de mais 350 palestinianos, segundo os dados do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas. Israel justifica os ataques devido a violações do acordo de cessar-fogo.

PUBLICIDADE