Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Turquia pronta para integrar forças de manutenção da paz na Ucrânia

Turquia pronta para integrar forças de manutenção da paz na Ucrânia
Turquia pronta para integrar forças de manutenção da paz na Ucrânia Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h56 27/11/2025

Ancara - A Turquia está pronta para participar nas "forças de apoio", que deverão ser mobilizadas para a Ucrânia para garantir a manutenção da paz após um cessar-fogo com a Rússia, anunciou hoje o ministério da Defesa turco, citado pela Lusa.

"As Forças Armadas turcas estão prontas a contribuir para qualquer iniciativa que vise garantir a segurança e a estabilidade na região", afirmou o ministério a propósito da eventual participação da Turquia na mobilização de forças internacionais de manutenção da paz na Ucrânia, uma iniciativa do Presidente francês, Emmanuel Macron.

Segundo avançou Macron na terça-feira, será criado um grupo de trabalho pelas "forças de apoio", com o objectivo de "fortalecer o exército ucraniano" e como uma "segunda linha de defesa" caso haja um acordo russo-ucraniano.

Para o ministério da Defesa turco, o primeiro passo tem de ser "estabelecer um cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia" para, depois, poder "haver uma definição clara dos objectivos e do contributo de cada país".

O grupo, cuja criação foi anunciada para quarta-feira por Macron, "será liderado pela França e pelo Reino Unido, com uma estreita participação da Turquia, que desempenha um papel fundamental no mar, e, pela primeira vez, com o envolvimento dos Estados Unidos da América", tinha explicado o chefe de Estado francês.

A Turquia, o segundo maior exército da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte), já tinha declarado em Março que estava pronta para enviar tropas para a Ucrânia "se necessário", para garantir a paz.

 

PUBLICIDADE