Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Egipto intensifica ajuda a Gaza com 82º comboio humanitário

Egipto intensifica ajuda a Gaza com 82º comboio humanitário
Egipto intensifica ajuda a Gaza com 82º comboio humanitário Imagens: DR

Redacção

Publicado às 20h08 28/11/2025

Cairo - O Crescente Vermelho Egípcio ((ERC, na sigla em inglês) enviou o seu 82º comboio “Zad Al-Izza: Do Egipto a Gaza”, transportando cerca de 260 mil cestas básicas, mais de 50 mil cobertores e 76 mil peças de roupa de inverno, informou o site Ahram Online.

Segundo um comunicado do ERC, o comboio, que partiu quinta-feira do Egipto, levou também mais de 700 colchões e aproximadamente 15.400 barracas para apoiar os civis em meio ao agravamento das condições climáticas de inverno.

Incluiu também mais de 2.500 toneladas de farinha, 3.300 de suprimentos médicos e de ajuda humanitária e 1.150 de produtos petrolíferos.

O carregamento faz parte dos esforços contínuos do Egipto para fornecer ajuda humanitária em larga escala aos civis em Gaza, que enfrentam condições cada vez mais severas.

Por mais de dois anos, o Egipto tem servido como um importante elo humanitário para Gaza, liderando uma das operações de socorro mais extensas e prolongadas da história recente.

Por meio do ERC, o Egipto coordenou e entrega mais de 665 mil toneladas de ajuda humanitária pelas passagens de Rafah e Karm Abu Salem, apesar do bloqueio israelitas em curso e das repetidas interrupções operacionais.

Este esforço em âmbito nacional foi apoiado por 943 voos de ajuda humanitária, 617 remessas marítimas e coordenação com 59 países, bem como agências da ONU e organizações humanitárias internacionais.

Dentro da Faixa de Gaza, o Egipto facilitou a entrada de 214 ambulâncias, forneceu cerca de 91 mil toneladas de combustível para manter hospitais e serviços essenciais em funcionamento e coordenou a implantação de quatro hospitais de campanha totalmente equipados.

A rede logística da ERC, apoiada por 35 mil voluntários treinados, já prestou dezenas de milhares de serviços médicos, de assistência humanitária e de apoio familiar, além de programas de auxílio financeiro e apoio a evacuados e pacientes transferidos para o Egipto para tratamento.

Desde 27 de Julho, a iniciativa Zad Al-Izza: Do Egipto a Gaza expandiu o auxílio em terra, entregando mais de 130 mil toneladas de alimentos, suprimentos médicos, combustível, barracas, itens de assistência para o inverno, fórmula infantil e outros produtos de primeira necessidade.

O Egipto tem reiteradamente enfatizado que a passagem de Rafah permanece aberta em seu lado da fronteira, sublinhando o seu compromisso em manter o envio de ajuda humanitária a Gaza, apesar das condições extremamente desafiadoras.

As Nações Unidas (ONU) relataram que a entrega de ajuda humanitária em Gaza ainda enfrenta grandes obstáculos, visto que os combates continuam em grande parte do território.

Segundo relatos, a maioria dos hospitais está operando apenas parcialmente e mais de 16.500 pacientes ainda precisam de evacuação médica urgente.

A ONU observou que, na terça-feira, apenas uma das oito movimentações de ajuda humanitária planeadas teve sucesso, enquanto as demais foram bloqueadas ou canceladas.

As fortes chuvas recentes em Gaza causaram inundações em muitos campos de deslocados e abrigos improvisados, danificando moradias precárias e agravando a já grave crise humanitária.

PUBLICIDADE