DEFESA
Polónia anuncia compra de três submarinos por 4,6 mil milhões de euros
26/11/2025 18h10
Varsóvia - O ministro da Defesa polaco anunciou hoje a compra de três submarinos à empresa sueca Saab, num negócio avaliado em cerca de 4,6 mil milhões de euros.
Wladyslaw Kosiniak-Kamysz disse que os submarinos a serem construídos pela Saab vão ser do tipo A26, que considerou serem feitos "à medida para o mar Báltico", numa conferência de imprensa, no final de uma reunião de Conselho de Ministros.
Empresas de Espanha, França, Itália, Alemanha e Coreia do Sul faziam parte do lote de candidatas ao investimento naval de Varsóvia, no âmbito do programa de modernização da marinha denominado "Orca", parado há mais de uma década.
Em comunicado, a empresa sueca indicou que a proposta "inclui a cooperação com a indústria polaca e a transferência de conhecimentos, assegurando uma parceria estratégica entre a Polónia e a Suécia".
A Saab, que produz vários tipos de armamento, incluindo os caças de última geração Gripen, firmou recentemente um acordo com a Ucrânia que garante a entrega de 150 destes aviões de combate a Kyiv.
Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia que a Saab tem recebido várias encomendas do Governo sueco para reforçar a defesa do país, que tem acelerado o aumento das despesas militares.