VATICANO
Leão XIV chega à Turquia na sua primeira viagem internacional como papa
27/11/2025 20h58
Ancara - O papa Leão XIV chegou esta quinta-feira à Turquia para uma visita de quatro dias, a primeira viagem internacional do seu pontificado, que incluirá uma segunda etapa no Líbano após reuniões com o Presidente Recep Tayyip Erdogan e líderes cristãos, noticiou a AFP.
O avião com Leão XIV pousou na capital Ancara às 12h20 (10h20 em Luanda), onde se reunirá com Erdogan e vai discursar para o corpo diplomático antes de voar para Istambul à tarde.
“Esperava esta viagem com muita expectativa pelo que significa para os cristãos, embora também seja uma bela mensagem para o mundo inteiro”, declarou Leão XIV aos 80 jornalistas que o acompanharam na aeronave.
A viagem do sucessor de Jorge Mario Bergoglio à frente da Igreja Católica coincide com as negociações para acabar com a guerra na Ucrânia e num momento tenso para o Médio Oriente.
Como demonstração da vontade de alcançar um público amplo, o papa fará os seus discursos em inglês, a sua língua materna, em vez do italiano como de costume.
Leão XIV planeja focar no diálogo com o islamismo, em um país onde os cristãos representam apenas 0,1% dos 86 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmanos sunitas.
O papa deverá agir com tato se decidir abordar o lugar ocupado pelos não muçulmanos no país, onde os cristãos ainda lutam contra um sentimento de exclusão.
O Vaticano procura manter o diálogo com Ancara, que considera essencial para a paz na região, apesar do aumento do nacionalismo religioso no país e da politização de símbolos como a Basílica de Santa Sofia em Istambul, convertida em mesquita em 2020.
Nesse sentido, espera-se que Leão XIV mencione os conflitos e as crises que assolam a região. Em Outubro, o pontífice apelou por “uma paz justa e duradoura” na Faixa de Gaza, devastada pela guerra com o movimento islamita palestiniano Hamas.