Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Rússia posiciona mísseis com capacidade nuclear na Bielorrússia

Rússia posiciona mísseis com capacidade nuclear na Bielorrússia
Rússia posiciona mísseis com capacidade nuclear na Bielorrússia Imagens: DR

Redacção

Publicado às 22h09 30/12/2025 - Actualizado às 22h09 30/12/2025

Moscovo - Um sistema de mísseis russo com capacidade nuclear foi posicionado na Bielorrússia, anunciou o Ministério de Defesa da Rússia, esta terça-feira.

Nas imagens tornadas públicas são vistos veículos de combate móveis a transportar o sistema de mísseis, conhecidos como ‘Oreshnik’, num exercício de treino numa floresta.

Estes mísseis podem atingir alvos até 5.500 quilómetros de distância, o que significa que podem atingir qualquer ponto na Europa ou na costa Oeste dos Estados Unidos da América.

A agência de notícias estatal russa TASS informa que foi a primeira vez que o Ministério da Defesa exibiu os sistemas de mísseis móveis ‘Oreshnik’, que o Presidente Vladimir Putin declarou serem impossíveis de intercetar devido à velocidade que atingem, supostamente 10 vezes superior à velocidade do som.

O Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, um fiel aliado de Putin que também iniciou negociações com a administração do Presidente dos EUA, Donald Trump, já havia sinalizado a instalação dos mísseis.

Informou que não mais do que 12 ‘Oreshniks’ seriam implantados, uma medida que o seu ministro da Defesa disse ser necessária devido ao que chamou de “movimentos agressivos dos oponentes ocidentais”.

Lukashenko permitiu que tropas russas usassem o seu país para entrar na Ucrânia em fevereiro de 2022, mas não mobilizou tropas bielorrussas para lutar ao lado das forças de Moscovo.

PUBLICIDADE