OPERAçãO
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi operado a uma hérnia
02/12/2025 13h08
Luanda - O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi, segunda-feira, submetido a uma cirurgia devido a uma hérnia encarcerada, devendo permanecer internado durante alguns dias.
Em declarações aos jornalistas, Maria João Baptista, presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, onde decorreu a intervenção, disse que Marcelo Rebelo de Sousa fez uma TAC abdominal para despistar possíveis efeitos da hérnia umbilical a que foi operado em Dezembro de 2018.
O Chefe de Estado português teve os primeiros sintomas de desconforto, ao sair de Lisboa, quando partiu com destino a Amarante. Chegou ao hospital indisposto e com vómitos.
Ao início da noite, a Presidência da República confirmava que Marcelo Rebelo de Sousa tinha sido admitido no Hospital de São João, após uma indisposição “na sequência de uma paragem de digestão”.
A Presidência da República adiantava também que o Chefe de Estado tinha sido admitido ao final da tarde “quando regressava de Amarante, das exéquias do Engenheiro António Mota”.
De acordo com a nota publicada na página da Presidência, os médicos que acompanham Marcelo “entenderam que, antes de fazer a viagem de regresso a Lisboa, seria melhor proceder a exames médicos”.