António José Seguro vence primeira volta das eleições presidenciais em Portugal
Luanda - O candidato António José Seguro foi o candidato mais votado com 31,11 por cento nas eleições presidenciais de 2026, em Portugal, seguido de André Ventura com 23,52, e vão disputar a segunda volta a 8 de Fevereiro próximo.
Os resultados divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna revelam que António José Seguro, o candidato apoiado pelo Partido Socialista (PS), venceu a primeira volta com 31,11 por cento dos votos.
Nas suas primeiras declarações, António José Seguro considerou que “venceu a democracia” e “voltará a ganhar a 08 de Fevereiro”, apelando aos democratas, progressistas e humanistas para que se juntem à sua candidatura para derrotar extremismos e discursos de ódio.
O segundo candidato mais votado foi o líder do partido Chega, André Ventura, com 23,52 por cento dos votos, que considerou que só perderá a segunda volta "por egoísmo do PSD, da Iniciativa Liberal ou de outros partidos que se dizem de direita".
O terceiro candidato mais votado foi João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal, com 16 por cento dos votos, seguido do candidato independente Henrique Gouveia e Melo, com 12,32 por cento e de Luís Marques Mendes, apoiado pelo PSD, com 11,30 por cento dos votos.
Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, conseguiu apenas 2,06 por cento dos votos, enquanto António Filipe, apoiado pelo PCP, arrecadou 1,64, Jorge Pinto, do Livre, teve apenas 0,68 por cento dos votos, atrás do independente Manuel João Vieira (1,08 por cento).
O candidato menos votado nestas eleições presidenciais foi o independente Humberto Correia (0,08 por cento), atrás do também independente André Pestana da Silva (0,19).
O vencedor das eleições presidenciais vai substituir o actual Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que termina dois mandatos consecutivos, iniciados em Março de 2016.