Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Petroleiro dos EUA abordado por barcos iranianos no estreito de Ormuz

Petroleiro dos EUA abordado por barcos iranianos no estreito de Ormuz
Petroleiro dos EUA abordado por barcos iranianos no estreito de Ormuz Imagens: DR

Redacção

Publicado às 22h56 03/02/2026

Omã - Um petroleiro norte-americano foi abordado por embarcações armadas iranianas no estreito de Ormuz, antes de prosseguir a rota, anunciou hoje a empresa de segurança marítima Vanguard Tech, citada pela Lusa.

O navio "Stena Imperative" foi abordado por seis pequenas embarcações dos Guardas da Revolução "enquanto atravessava o estreito de Ormuz, a cerca de 16 milhas marítimas a norte de Omã", afirmou a empresa britânica.

As embarcações contactaram o navio por rádio e ordenaram ao capitão que "parasse os motores e se preparasse para ser abordado".

Apesar da ordem, o petroleiro aumentou a velocidade e prosseguiu o trajecto, explicou a Vanguard Tech, precisando que o navio não entrou em águas territoriais iranianas.

"É agora escoltado por um navio de guerra norte-americano", acrescentou a empresa, citada pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A agência de segurança marítima britânica UKMTO já tinha relatado o incidente anteriormente, mas sem especificar a nacionalidade do navio ou das embarcações que se aproximaram.

O estreito de Ormuz, uma passagem estratégica para o transporte mundial de petróleo e de gás natural liquefeito, tem sido palco de vários incidentes e voltou a estar no centro das atenções devido às tensões entre o Irão e os Estados Unidos.

Um responsável das forças navais dos Guardas da Revolução, o exército ideológico da República Islâmica, ameaçou na semana passada bloquear o estreito em caso de ataque norte-americano.

 

PUBLICIDADE