EUA autorizam petrolíferas a retomar operações
Caracas - Os Estados Unidos (EUA) autorizaram, nesta sexta-feira, cinco gigantes petrolíferas, quatro delas europeias, entre as quais a espanhola Repsol, a retomar as operações na Venezuela sob a supervisão de Washington.
Segundo um documento publicado no site do Departamento do Tesouro norte-americano, as britânicas BP e Shell, a italiana Eni e a espanhola Repsol estão autorizadas a trabalhar no sector do petróleo e do gás na Venezuela, ao lado da norte-americana Chevron.
A licença autoriza os grupos a fazer negócios com a empresa nacional venezuelana PDVSA e as suas afiliadas.
A mesma licença determina que os contratos serão regidos pelas leis norte-americanas "e que qualquer litígio (...) será resolvido nos Estados Unidos", acrescentou o documento.
Os pagamentos devem ser feitos através de contas aprovadas pelo Tesouro dos Estados Unidos.
Outra licença, publicada ao mesmo tempo, autoriza novos investimentos, por exemplo, para explorar novos campos petrolíferos ou desenvolver actividades existentes.
Desde a incursão militar norte-americana que permitiu, no início de Janeiro, a captura e detenção do líder venezuelano Nicolás Maduro, o Presidente norte-americano, Donald Trump, quer relançar a exploração dos recursos petrolíferos venezuelanos. Trump afirmou que os dois países partilhariam os lucros.