Mundo

Mundo


PUBLICIDADE

Oito esquiadores perdem vida numa avalanche na Califórnia

Oito esquiadores morreram numa avalanche na Califórnia
Oito esquiadores morreram numa avalanche na Califórnia Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h30 19/02/2026 - Actualizado às 11h30 19/02/2026

Truckee - Oito esquiadores, que estavam desaparecidos desde terça-feira, morreram numa avalanche na Serra Nevada, na Califórnia, confirmaram, esta quarta-feira, as autoridades norte-americanas.

A avalanche, considerada uma das mais mortais da história dos EUA, atingiu a área de Castle Peak, em Truckee, Califórnia, por volta das 11:30 (20:00 em Angola).

Na sequência da avalanche, nove pessoas foram dadas como desaparecidas, oito das quais morreram e uma permanece em parte incerta.

As equipas de resgate chegaram a seis sobreviventes, incluindo um homem e cinco mulheres, na terça-feira à noite.

Um dos esquiadores resgatados ainda está a receber tratamento hospitalar, mas os ferimentos não são graves, informou o xerife do condado de Nevada, Shannan Moon, numa conferência de imprensa.

Os sobreviventes refugiaram-se num abrigo improvisado, construído parcialmente com lonas, e comunicaram com as equipas de resgate através de um sinalizador de rádio e mensagens de texto.

Cerca de 50 socorristas foram enviados para o local do incidente, onde enfrentaram condições "extremas", revelou o xerife Moon, incluindo neve ofuscante e ventos fortes.

Uma equipa conseguiu usar um veículo ‘snowcat’ - utilizado para deslocações na neve - para chegar a menos de três quilómetros dos sobreviventes e, em seguida, esquiar até ao sítio onde se encontravam as vítimas.

O grupo de esquiadores, que incluía quatro guias e 11 clientes, estava a terminar uma excursão de três dias pelas montanhas que se encontram a cerca de 2.300 metros de altitude.

PUBLICIDADE