Noruega vai construir o primeiro túnel marítimo do mundo
Oslo - A Noruega prepara-se para avançar com aquele que deverá ser o primeiro túnel marítimo oceânico do mundo, uma obra de engenharia destinada a permitir a passagem de navios através de 1,7 quilómetros de rocha sólida. O projecto, relatado pelo ‘El Confidencial’, ligará dois fiordes na costa oeste do país e deverá começar a ser construído no início de 2027.
O Túnel Marítimo de Stad será construído no ponto mais estreito da península de Stad, entre Moldefjord e Kjødepollen, no fiorde de Vanylvsfjord.
A infraestrutura foi pensada para evitar o Mar de Stadhavet, uma zona conhecida pelas condições extremas, onde as tempestades atingem a região durante cerca de 100 dias por ano e podem gerar ondas até 30 metros de altura.
O Parlamento norueguês já tinha aprovado o projecto em 2021, mas o Governo suspendeu-o no final de 2025 devido ao aumento dos custos dos materiais.
O novo acordo orçamental entre os partidos de centro-esquerda no Stortinget, o Parlamento da Noruega, voltou agora a desbloquear a obra.
O investimento previsto ronda os 8,6 mil milhões de coroas norueguesas, cerca de 776 milhões de euros. À primeira vista, o valor pode parecer elevado para ligar dois fiordes por um traçado relativamente curto, mas a decisão responde a um problema antigo: a península de Stad é um ponto crítico para o tráfego marítimo, obrigando barcos de pesca, navios de carga e transportes de salmão a esperar dias por melhores condições meteorológicas.
Essas esperas provocam atrasos no envio de produtos perecíveis e aumentam a pressão sobre a rede ferroviária, que acaba por funcionar como alternativa quando o mar não permite a passagem.
Tore O. Sandvik, presidente da Câmara Regional de Trøndelag, resumiu o problema com uma imagem simples: se o salmão destinado ao continente ficar retido em Stad por causa do mau tempo, arrisca-se a chegar como rakfisk, peixe fermentado norueguês, e não como sushi.