Ondjango Cast #14: as heroínas e guerreiras ancestrais africanas, com Teresa Cabari
A convidada do 14º episódio do “Ondjango Cast”, videocast sobre cultura ancestral angolana e africana, é a jornalista e pesquisadora cultural Teresa Cabari.
No programa, ela fala sobre a importância de difundir a história das grandes heroínas e guerreiras africanas. Para Teresa, a maioria das pessoas desconhece que Angola e o continente africano em geral tiveram, ao longo dos séculos, várias mulheres que fizeram a diferença na sociedade. Pelo que, para expandir esse conhecimento, a educaçãodeve cumprir um papel primordial.
“Precisamos mudar o currículo escolar. O nosso plano curricular ainda é muito ocidental, não conta a nossa história”, disse Teresa, no Videocast.
No programa, também fala de dois dos fósseis humanos mais antigos encontrados por arqueólogos, que se referem a duas mulheres africanas: Ardi (4,4 milhões de anos) e Lucy (3,2 milhões de anos), ambas da Etiópia.
“Quando falamos dos primeiros vestígios encontrados pelos arqueólogos em África, eram vestígios de mulheres. Daí a questão de África ser o berço da humanidade, porque foram mulheres encontradas aqui”.
Idealizado a partir do conceito multiplataforma, o “Ondjango Cast” é exibido às terças-feiras, na TV Girassol, às 21h00, e pode ser acessado no portal giranoticias.com.
O programa traz, a cada episódio, uma conversa com um especialista em cultura angolana e africana, sempre com foco em assuntos da ancestralidade, como mitos fundadores, personagens históricos, povos originários e outras curiosidades.
Biografia
Jornalista de formação, Teresa Cabari é licenciada em Língua e Literaturas em Língua Portuguesa pela Faculdade de Humanidades da Universidade Agostinho Neto.
É pan-africanista, pesquisadora e estudante de assuntos africanos, sobretudo os relacionados à cultura. Também é membro da associação cultural Movimento Ubuntu e co-autora do livro Raio X de África, Makas e Legados, publicado em Novembro de 2021.