Angola e Cuba reforçam laços de cooperação
Luanda - O presidente cubano, Miguel Mário Diaz-Canel Bermudez, manifestou hoje, segunda-feira, em Luanda, a vontade de continuar a estreitar os laços de cooperação com Angola nas áreas económicas, comercial e financeira, apurou o GiraNotícias.
Assinala-se assim um novo capítulo na relação entre Angola e Cuba com a visita de estado pela primeira vez ao país do Chefe de Estado cubano.
Miguel Mário Diaz-Canel Bermudez mostrou este desejo na abertura das conversações oficiais entre delegações dos dois países, depois do encontro que manteve no Palácio da Cidade Alta com o presidente da República de Angola, João Lourenço, no âmbito da visita de três dias que efectua a Angola.
O presidente de Cuba aproveitou a ocasião para reafirmar a vontade do povo cubano em consolidar a relação de irmandade e amizade com o povo e o governo de Angola, e agradeceu o carinho dos angolanos para com o seu povo.
Ainda durante a sua intervenção, Diaz-Canel reiterou o compromisso do seu país em manter-se comprometido com o incremento dos vínculos económicos e sociais, bem como uma cooperação baseada no interesse mútuo. Cuba dispõe de recursos humanos para o desenvolvimento dos dois povos, afirmou.
Por seu lado, o presidente João Lourenço salientou a parceria entre os dois povos em momentos difíceis.
“Como sabemos, no período de transição do poder colonial para Angola independente, o pais sofreu uma séria de ameaças que soubemos enfrenta-la não sozinhos, mas com a ajuda desinteressada dos nossos irmãos cubanos que enviaram para a nossa terra um contingente militar, que foi crescendo a medida das necessidades e dessa forma fomos capazes de derrotar as duas invasões de que Angola foi vítima" r, frisou.
O Chefe de Estado angolano aproveitou a ocasião para anunciar que participar na Cimeira do Grupo dos 77, que se realiza em Havana-Cuba, nos dias 15 e 16 de Setembro.