Política

Política


PUBLICIDADE

Angola enaltece parceria da ONU para alcançar os objectivos da Agenda 2030

Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça
Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça Imagens: Mirex

Redacção

Publicado às 17h35 30/10/2023 - Actualizado às 19h40 30/10/2023

Luanda – A Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, destacou a parceria das Nações Unidas nos esforços de Angola em alcançar os objectivos da Agenda 2030, por meio de um modelo abrangente de desenvolvimento sustentável que promove o bem-estar de todos.

Esmeralda Mendonça que discursava em Luanda na cerimónia que marcou a celebração do 78.º aniversário das Nações Unidas, afirmou que Angola e a equipe da ONU, no nosso país, uniram forças para alcançar a Agenda 2030, com base no quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável 2024-2028, que se concentra em desenvolvimento do capital humano; governação democrática e direitos humanos.

O novo conceito de desenvolvimento integra igualmente a diversificação económica e sustentabilidade do sistema alimentar; e resiliência climática e gestão sustentável dos recursos naturais igualdade, com prioridades transversais, tais como a igualdade de género, promoção de empregabilidade dos jovens, parcerias publicas e privadas, dentre outros.

Na ocasião, Secretária de Estado para as Relações Exteriores reconheceu o empenho dos colaboradores e funcionários da ONU que trabalham arduamente, em todo o mundo, para salvar milhões de vidas.

Esmeralda Mendonça, sublinhou que graças ao trabalho da ONU, mais de 160 milhões de pessoas em todo o mundo recebem alimentos e assistência humanitária. Além disso, a ONU fornece vacinas para quase metade das crianças do mundo, ajudando a salvar três milhões de vidas a cada ano.

“As Nações Unidas também fornecem assistência e protecção todos os dias a mais de 117 milhões de pessoas que fogem da guerra, da fome e da perseguição”, salientou.

A diplomata afirmou que “para Angola, todo aniversário representa um momento importante para marcar os muitos sucessos das Nações Unidas, mas fazer isso com olhos claros e com uma determinação renovada de ver essa importante organização servir ao propósito pretendido”.

“O 78.º aniversário da ONU, acontece num momento em que o mundo enfrenta desafios prementes e difíceis, que têm posto à prova a resiliência desta Instituição quase secular.

Debatemo-nos com situações de vária ordem, desde os vários conflitos em África, que perduram a muito tempo, o conflito na Europa, e mais recentemente assistimos o reacender da guerra no Médio Oriente, que opõe o Estado de Israel ao Hamas, com consequências humanitárias catastróficas.

Esmeralda Mendonça salientou que as Nações Unidas têm resistido às reformas significativas nos seus órgãos, que muitas vezes não têm transparência nos seus processos.

Por sua vez, a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, felicitou o Governo de Angola pelo seu novo Plano de Desenvolvimento Nacional e reiterou o compromisso do Sistema das Nações Unidas em apoiar o país na busca da prosperidade e do bem-estar de todos os angolanos.

Na sua intervenção, a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Angola destacou o Quadro de Cooperação entre Angola e a ONU, além de enfatizar o compromisso contínuo das Agências, Fundos e Programas da ONU para servir o povo angolano.

A cerimónia de celebração do 78º Aniversário da Organização das Nações Unidas em Angola teve lugar hoje no Ministério das Relações Exteriores, em Luanda.

PUBLICIDADE