REFUGIADOS
Angola reitera reforço da cooperação com agências da ONU

10/10/2023 20h33
Luanda - Angola reiterou hoje, terça-feira, o compromisso em conjugar sinergias com as agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU) para mitigar a problemática dos refugiados e deslocados no mundo.
Este pronunciamento foi feito pela secretária de Estado para Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, em Genebra, Suíça, no Debate Geral da 74ª Sessão do Conselho Executivo (ExCom) do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), onde partilhou a preocupação da agência tendo à situação dos refugiados no mundo, que atingiu um número sem precedentes no ano passado.
Uma nota de imprensa indica que chamou igualmente atenção aos membros do Conselho Executivo do ACNUR para a necessidade de pôr fim à solidariedade selectiva que se tem constatado, motivando a persistência de casos prolongados, mas que já poderiam ter sido superados.
A secretária de Estado apelou também os Estados-membros do ExCom-ACNUR e demais actores, no sentido de conjugarem esforços para a mobilização de respostas rápidas e actuantes face ao crescente número de pessoas deslocadas e recrudescer de conflitos em várias regiões geo-políticas do mundo.
Anunciou a efectivação, nos próximos dias, de uma contribuição não direccionada, para 2023 e 2024, a favor dos diversos programas levados a cabo pelo ACNUR.
Esmeralda Mendonça sublinhou ainda que os Estados-membros precisam de continuar a trabalhar para um mundo mais solidário e em prol de um modelo de inclusão social sustentável para todas as pessoas que se encontram na condição de refugiados e que têm a esperança de poderem um dia desfrutar de um teto, sem qualquer tipo de ameaça.