Encontro de João Lourenço e Joe Biden valoriza parceria entre Angola e EUA


Luanda – Os Estados Unidos da América (EUA) “estão empenhados em trabalhar com Angola para a criação de mais oportunidades destinadas a melhoria da vida dos cidadãos de ambos os países”, disse, quinta-feira, em Luanda, o embaixador norte-americano, Tulinabo Mushingi.
O diplomata, que falava a imprensa sobre a reunião entre o Presidente João Lourenço e o seu homólogo Joe Biden, agendado para dia 30 de Novembro, em Washington, DC, considerou o encontro como demonstração do crescimento da parceria entre Angola e os EUA, nos últimos 30 anos, isto desde que estabeleceram as relações diplomáticas formais em 1993.
Tulinabo Mushingi acrescentou que o encontro da próxima quinta-feira é, igualmente, o reflexo do reconhecimento dos líderes de que os dois países podem obter resultados ainda mais positivos para angolanos e norte-americanos.
O embaixador adiantou que, durante a reunião, João Lourenço e Joe Biden poderão falar sobre o aumento do comércio bilateral e de investimentos dos EUA em Angola, reforço da cooperação nas iniciativas para as parcerias de construção de infraestruturas, em particular às relacionadas ao Corredor do Lobito, bem como sobre as iniciativas de paz e segurança a nível regional e mundial.
Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo. Os dois países cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.