Presidente Joe Biden realça esforços de João Lourenço


Luanda - O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, realçou quinta-feira, em Washington, os esforços do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.
Segundo a Angop, ao intervir na abertura das conversações entre os dois líderes, o estadista norte-americano agradeceu João Lourenço pelo seu empenho particular na pacificação da República Democrática do Congo.
Joe Biden falou dos vários investimentos do seu país em Angola, em particular, e no continente africano, em geral, tendo reafirmado que os EUA estão comprometidos com o futuro do continente.
Abordou, especificamente, os investimentos previstos para o Corredor do Lobito, referindo que, em África, nenhum país é mais importante do que Angola.
Em três décadas, os dois Estados aprofundaram o intercâmbio, com visitas regulares de autoridades, empresários e outros actores, o que tem permitido partilhar experiências em vários domínios.
Neste momento, Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, tendo o petróleo com um dos principais activos dessa parceria estratégica