Política

Política


PUBLICIDADE

Angola e a Tanzânia identificaram novas áreas de cooperação sectorial

Angola e a Tanzânia identificaram novas áreas de cooperação sectorial
Angola e a Tanzânia identificaram novas áreas de cooperação sectorial Imagens: Mirex

Redacção

Publicado às 09h58 16/01/2024

Luanda – Angola e a Tanzânia identificaram novas áreas de cooperação sectorial, bem como acções e projectos a desenvolver em sectores-chave de interesse comum, durante a 2ª Sessão da Comissão Mista Bilateral realizada hoje na cidade de Zanzibar, segundo uma nota de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex).

Esta 2ª Sessão da Comissão Mista Bilateral foi dirigida por Suas Excelências Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola e January Yusuf Makamba, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Oriental da República Unida da Tanzânia.

O Mirex refere que a 2ª Sessão da Comissão Mista Bilateral foi precedida pela Reunião de Altos Funcionários realizada de 14 a 15 de Janeiro de 2024, segundo a nota de imprensa.

A primeira Sessão da Comissão Mista Bilateral ocorreu há 35 anos, em em Dar-es-Salaam, onde os dois países colocaram a primeira pedra que visou o estabelecimento de um mecanismo de consultas bilaterais a nível diplomático, a fim de promover e alargar a cooperação económica, social, científica, técnica e cultural e instruir uma comissão bilateral entre os dois países.

O Embaixador Said Shaibu Mussa, Secretário Permanente Adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da África Oriental, chefiou a delegação da Tanzânia, enquanto o Embaixador Carlos Cruz de Lemos Sardinha Dias, Director para a Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores, encabeçou a delegação de Angola.

As partes mantiveram um diálogo construtivo e produtivo, durante a qual os Ministros aplaudiram os excelentes laços de amizade e solidariedade entre os dois Países.
Felicitaram igualmente Suas Excelências Dra. Samia Suluhu Hassan, Presidente da República Unida da Tanzânia, e João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, pela sua liderança na promoção dos laços existentes.

As partes manifestaram a sua satisfação com o progresso realizado nas negociações de diversas áreas de cooperação desde a assinatura do Acordo Geral de Cooperação em 16 de Fevereiro de 2023, em Addis Abeba, Etiópia, à margem do Conselho Executivo da União Africana.

Neste contexto, acordaram em estabelecer cooperação e parcerias nos domínios das consultas políticas, defesa, diplomática, segurança, justiça e assuntos jurídicos, desenvolvimento económico, finanças, agricultura e pecuária, comércio, turismo, indústria, investimento, recursos minerais, petróleo e gás, desenvolvimento de infra-estruturas, transportes, tecnologias de informação de comunicação, ciência, saúde, educação, segurança social, igualdade de género e grupos vulneráveis, bem como desporto e cultura.

A República Unida da Tanzânia é um país da África do Leste, limitado a Norte pelo Uganda e Quénia, Leste pelo Oceano Índico, a Sul por Moçambique, Malawi e Zâmbia e a Oeste pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica), pelo Burundi e Ruanda.

Tem uma população de 65.642.683 milhões de habitantes (estimativa de 2023), e uma extensão territorial de 947.300 Quilómetros quadrados.

As relações de cooperação político-diplomática entre a República de Angola e a República Unida da Tanzânia são boas e estão alicerçadas nos laços históricos e de amizade, fraternidade e de solidariedade, forjados na luta pela libertação dos povos africanos, lê-se na nota de imprensa.

PUBLICIDADE