ONU
Angola preside Comité da ONU sobre questões de segurança na África Central

24/05/2024 13h00
Luanda - A República de Angola assume, a partir desta sexta-feira, a presidência do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas encarregue das questões de segurança na África Central (UNSAC), para um mandato de seis meses.
Ao assumir a presidência, durante a 57ª reunião ministerial da UNSAC, que decorre em Luanda, sob o lema “Iniciativas de Mediação ao Nível Regional: Desafios e Oportunidades”, o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, sublinhou que o tema da reunião que reflecte a vontade política dos Estados-Membros em resolver pacificamente os desafios regionais.
O chefe da diplomacia angolana reconheceu os esforços do Presidente de Angola, João Lourenço, em prol da paz e reconciliação na região, destacando o seu papel nos processos de pacificação do Leste da República Democrática do Congo (RDC) e no melhoramento das relações entre o Rwanda e a RDC.
Reiterou o compromisso de Angola com a paz e enfatizou a necessidade de coordenação entre actores e instituições envolvidas na mediação de conflitos, saudando os países que realizaram eleições pacíficas na região, como um reflexo da maturidade política dos seus povos.
Por seu lado, o chefe do Escritório Regional das Nações Unidas para a África Central, Abdou Abarry, afirmou estar convencido de que Angola continuará os esforços para assegurar a concretização dos objectivos do Comité, ligados a promoção, a segurança e a estabilidade na África Central.
São membros do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas encarregue das Questões de Segurança na África Central (UNSAC) Angola, Burundi, Gabão, Camarões, Congo, República Democrática do Congo (RDC), São Tomé e Príncipe, Rwanda, Tchad, República Centro-Africana e Guiné Equatorial.
No quadro da sua permanência em Angola, os altos funcionários do Comité visitaram, quinta-feira, o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, localizado no município de Icolo e Bengo, província de Luanda, acompanhados pela directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Sara Silva.
Durante a visita, os altos funcionários percorreram as diversas áreas operacionais do aeroporto, nomeadamente o terminal de passageiros, zona de carga, as pistas, a estação ferroviária, bem como os sistemas de segurança e controlo aduaneiro.